LocalizaçãoWebmailRestrito
Sorriso Pets - Jundiaí - SP
samedvet@sorrisopets.com
(11) 2709-2812
Página InicialA ClínicaEquipeOdontologiaEspecialidadesInformativosContato
 Odontologia Veterinária

A Odontologia Veterinária é uma especialidade da medicina veterinária que estuda a anatomia, fisiologia, patologia e terapia das afecções da cavidade oral nos animais
Animais que apresentam dificuldade na alimentação, inflamação da gengiva (gengivite), a perda de dentes, o hálito desagradável e a dor são indicativos de problemas orais.
Cerca de 80% dos cães com mais de cinco anos de idade apresentam algum tipo de afecção oral devido ao acúmulo de placa bacteriana e, conseqüente, formação do cálculo dentário, sendo a doença periodontal de maior prevalência entre esses animais.

O dentista veterinário é o único profissional que está preparado para diagnosticar e tratar estes problemas da cavidade oral, pois o médico veterinário especializado em odontologia veterinária precisa de materiais e equipamentos específicos.

Profilaxia Dentária

Este tratamento é realizado nos animais que ainda não desenvolveram doença periodontal ou outra afecção dentária, além de orientar o proprietário sobre cuidados em casa, tratamentos preventivos.


Tratamento Periodontal

A Periodontia ela é conhecida como a tratamento periodontal, que tem o objetivo de interromper a destruição do suporte dentário( gengiva, cemente, ligamento periodontal e osso alveolar), removendo o cálculo dentário (tártaro), deixando a boca do seu animal mais saudável e sem odores.


Tratamento Endodôntico

É uma alternativa à extração em alguns casos de fratura dental com exposição da polpa, onde realiza o tratamento pulpar do dente possibilitando de manter o dente na boca com sua função anatômica e estética.

O tratamento de canal realizado é idêntico ao que é feito na odontologia humana, porém em sessão única.



Restauração Dentária

É a recuperação/Restauração da estrutura dentária e do esmalte após o tratamento de canal, cáries, fraturas sem comprometimento pulpar, perda de coroa, devolvendo a integridade da coroa e função.


Odontopedriatia

A persistência dos dentes decíduos ocorre principalmente em filhotes de raças pequenas, shih tzu, lhasa apso, yorkshire, sptiz , entre outas raças.

O dente de leite ou decíduo deve ter a sua erupção em torno de 7 meses, se de caso isso não ocorrer é porque o dente permanente esta deslocado de sua posição ideal e a chance do "dente de leite" sozinho cair é mínima.

Algumas complicações da persistência dos dentes decíduos são:
- Apinhamento dentário ou "dentes encavalados" (que gera acúmulo de placa bacteriana)
- Gengivite
- Doença periodontal prematura
Ou, de um modo mais grave, pode ocorrer uma má oclusão.


Odontologia de Felinos

Alguns gatos que apresentam problemas odontológicos deixam de se alimentar rapidamente pois eles são animais muito sensíveis aos problemas orais, o problema comum que acomete muitos é o complexo estomatite faringite felina, que é uma doença que causa muita dor onde o animal o animal para de ingerir o alimento devido a dor e ao desconforto, outro problema comum nos gatos é a lesão de reabsorção dentária onde o dente é destruído e causa dor aguda.


Neoplasia oral

As neoplasias orais é a quarta neoplasia mais comum do cão e do gato. O remoção da neoplasia dependendo de onde estiver instalada , podendo realizar uma ressecção cirúrgica no tecidos moles.Já nos ossos da mandíbula o procedimento cirúrgico e denominado de mandibulectomia e no osso da maxila e chamado maxilectomia



Fenda Palatina

A fenda palatina pode ter origem congênita ou adquirida. Os defeitos congênitos que podem afetar o palato duro e palato mole. As fendas palatinas adquiridas podem ocorrer em decorrência de traumas, infecções crônicas, extrações dentárias ou odontopatias, podendo também ser secundárias a intervenções cirúrgicas anteriores, radioterapia ou neoplasia.


*Cirurgias de palato: correção de fendas palatinas e
ressecção de palato mole alongado


Fratura de Maxila ou Mandíbula

A prevalência de trauma dento alveolar em cães e gatos, com envolvimento de fratura maxila, é em torno de 70%, enquanto a de fratura dentária 2,6 e 2,7%.

As tecnicas utilizadas para correção da fraturas minimamente invasiva, desvolvendo a função da cavidade oral sem lesionar os dentes.


Radiografia odontológica

Para realizar a maioria dos tratamentos odontológicos necessário realizar radiografias intra- oral para obter a individualização e visualizar melhor as estruturas orais e dentárias, desta forma permitindo um diagnóstico mais preciso. Na maioria dos casos, é impossível a realização de tratamentos ou de diagnósticos sem o uso da radiografia odontológica.


© Sorriso Pet's - Jundiaí - SP - 2019 - Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por:
HORÁRIO

Segunda a Sexta das 08:30 às 18:00 hs
Sábados das 08:30 às 13:00 hs

LOCALIZAÇÃO

Rua Paulista, 31, Vila Rio Branco – Jundiaí – São Paulo
Cep -13.215.270

samedvet@sorrisopets.com
(11) 2709-2812
Desenvolvido por: